NOTÍCIAS

GT BIM GO promoveu 2 cursos de qualificação com foco em Simulação Construtiva e Quantificação

O grupo de trabalho “GT BIM GO”, da Comunidade da Construção de Goiânia, promoveu, em abril e maio, cursos de qualificação “BIM 4D – Simulação Construtiva” e “BIM 5D – Quantificação”, respectivamente, para os profissionais das empresas aderidas ao programa; as qualificações foram conduzidas pela especialista e consultora em BIM e Lean, Me. Natacha Sauer.

Foram 16 horas, no total, de conhecimento técnico aplicado na prática durante os eventos virtuais, nos quais a Engenheira Civil e Mestre em Gestão e Economia da Construção, Natacha Sauer, realizou operações em softwares juntamente com os participantes, que utilizaram seus computadores.

Foto Matéria 1

Minicurso Capacitação BIM 4D - Simulação Construtiva

O Minicurso BIM 4D com foco em simulação construtiva, nos dias 07 e 08 de abril, com 25 empresas e 46 profissionais participantes, apresentou e debateu os conceitos gerais e principais usos para planejamento BIM 4D; as ferramentas disponíveis do mercado; o fluxo de trabalho para a elaboração da Simulação Construtiva 4D (Navisworks Manage) e os requisitos de modelagem. 

Nos dias 05 e 06 de maio, 26 empresas e 46 profissionais puderam conferir uma rica programação no minicurso Capacitação BIM 5D, voltado para a temática de quantificação, que incluiu os conceitos gerais e principais usos para orçamento BIM 5D; a apresentação de ferramentas disponíveis no mercado; discussão sobre os requisitos de modelagem; e o fluxo de trabalho com extração de quantidade a partir de tabelas do Revit e da solução OrçaBIM.

Foto Matéria 2

Minicurso Capacitação BIM 5D – Quantificação

GT BIM GO

O grupo de trabalho com foco em BIM, criado em 2021, é um projeto proposto pela Comunidade da Construção GO e que conta com a coordenação e participação de especialistas nessa área. O objetivo é colaborar na aplicação prática do BIM nas construtoras e incorporadoras aderidas ao programa, aumentando o nível de maturidade e integração do BIM na cadeia construtiva. 

O primeiro encontro do ano, que ocorreu em fevereiro (dia 08), teve como pauta a definição do plano de trabalho e validação das ações propostas para o ciclo vigente, contando com a participação de mais de 60 profissionais. No dia 17 de março, o GT BIM GO realizou, com o apoio do CAU-GO e do CREA-GO, sua 2ª reunião de 2022, conduzida pelo Arquiteto e Consultor BIM Rogério Suzuki, que compartilhou sua experiência sobre Planejamento e Orçamento em BIM, além de divulgar seu projeto BIM Colaborativo para 77 profissionais.

Para acompanhar as ações da Comunidade da Construção GO, siga nas redes socias @comunidadedaconstrucaogo

Sinduscon-GO
ABCP
UFG